Olá doutor, boa noite! Meu problema é o seguinte: há um ano eu
recebi o meu talão de energia com um valor altíssimo.
Nos meses
anteriores meus talões vinham abaixo de 100,00.
De repente, em maio de
2013 pulou, para 620,81; em junho do mesmo ano veio 246,29, sendo que na
minha casa o consumo sempre foi o mesmo, e os próprios funcionários da
companhia de energia disseram que houve um grande erro no cálculo do
rapaz que fez a leitura. Isso já faz um ano e a companhia de energia
ficou de cancelar esta cobrança.
No entanto, até hoje o meu talão vem com a
cobrança. Já fui várias vezes lá e nada já me olham de cara feia. Já
sinto vergonha de quando alguém pede xerox do meu talão e lá está a
cobrança. Por favor, me diga doutor o que eu faço? Tenho algum direito de
ir pra justiça com essa companhia?
Obrigada e tenha uma boa noite.
Jucy
...
Boa noite!
Se a empresa já admitiu o erro e você tiver como comprovar isso, poderá ajuizar uma ação para declarar a inexigibilidade do valor cobrado e pedir reparação dos danos materiais dos danos morais causados.
Se o reconhecimento foi apenas verbal e você não tiver testemunhas disso, tente obter alguma prova escrita, por exemplo, enviando uma carta registrada com aviso de recebimento (AR) solicitando informações sobre a disparidade dos valores. Se a empresa não responder, estará atuando em desrespeito ao código de defesa do consumidor, que lhe garante o acesso a essa informação.
Abs.