Páginas

3 de junho de 2013

Disparidade na conta de luz. O que fazer?

Olá doutor, boa noite! Meu problema é o seguinte: há um ano eu recebi o meu talão de energia com um valor altíssimo. 

Nos meses anteriores meus talões vinham abaixo de 100,00. 

De repente, em maio de 2013 pulou, para 620,81; em junho do mesmo ano veio 246,29, sendo que na minha casa o consumo sempre foi o mesmo, e os próprios funcionários da companhia de energia disseram que houve um grande erro no cálculo do rapaz que fez a leitura. Isso já faz um ano e a companhia de energia ficou de cancelar esta cobrança. 

No entanto, até hoje o meu talão vem com a cobrança. Já fui várias vezes lá e nada já me olham de cara feia. Já sinto vergonha de quando alguém pede xerox do meu talão e lá está a cobrança. Por favor, me diga doutor o que eu faço? Tenho algum direito de ir pra justiça com essa companhia? 

Obrigada e tenha uma boa noite. 

Jucy

...
Boa noite!

Se a empresa já admitiu o erro e você tiver como comprovar isso, poderá ajuizar uma ação para declarar a inexigibilidade do valor cobrado e pedir reparação dos danos materiais dos danos morais causados. 

Se o reconhecimento foi apenas verbal e você não tiver testemunhas disso, tente obter alguma prova escrita, por exemplo, enviando uma carta registrada com aviso de recebimento (AR) solicitando informações sobre a disparidade dos valores. Se a empresa não responder, estará atuando em desrespeito ao código de defesa do consumidor, que lhe garante o acesso a essa informação. 

Abs.