Páginas

15 de janeiro de 2015

Dívida de empresa extinta afeta pessoa física?


Olá!
Me esclareça. por favor... Tenho restrições no SPC/Serasa como pessoa física e 
restrições no CNPJ em alguns bancos, mas essa empresa não existe 
mais.
Minha pergunta é: eu saldando todas minhas dívidas PF, posso por 
exemplo ter meu crédito na praça como PF, ou o CNPJ com restrição da 
empresa que não existe mais vai interferir, inclusive para abrir conta corrente da nova 
empresa que possuo?

Atenciosamente,

Gisele M.

...

Bom dia!

Enquanto a dívida da sua empresa anterior não for saldada ou não prescrever, os efeitos diretos da inadimplência afetarão tanto você como pessoa física, se era o administrador da empresa, quanto o crédito da nova empresa que constituiu se nessa também tem poderes de administração.
Mesmo que as dívidas sejam saldadas ou prescrevam, você ainda poderá sofrer indiretamente tanto como pessoa física quanto, por extensão, na nova pessoa jurídica em que tenha poderes de gerência, por conta dos sistemas de classificação de risco de crédito, nos quais provavelmente terá baixa pontuação. Esses sistemas trabalham com dados que você permite sejam informados pelos agentes financeiros nos contratos de financiamento que celebra, e mesmo que se passem cinco anos sem que as dívidas sejam pagas ou executadas, prescrevendo, você não terá um histórico positivo para estimular os agentes financeiros a lhe conceder crédito.
Tudo, no entanto, depende da análise financeira feita pelo agente dentro das circunstâncias atuais.
Abs.