Páginas

30 de outubro de 2012

Posso financiar imóvel como pessoa física tendo restrição no CNPJ de minha empresa?

Se uma pessoa tem o nome jurídico no Serasa, consegue financiamento imobiliário no nome físico?
F.B.
Taquaritinga-SP

....................

Olá F.B.

No tópico "Posso financiar imóvel com o nome sujo" você pode encontrar uma resposta que se aplica a casos gerais. Sugiro sua leitura.

Especialmente se o CNPJ for de uma firma individual, o conceito de crédito da pessoa jurídica afetará o da pessoa física, pois na firma individual é você quem pratica os atos de administração, e aquilo que faz como empresário influi em sua ficha cadastral de pessoa física. 

Já no caso de ser um sócio de empresa limitada e não ter poderes de administração no contrato social, sua possibilidade de obter fiananciamento aumentará, sob o princípio da distinção entre pessoa física e pessoa jurídica. Na prática, os bancos costumam ser muito cautelosos em conceder financiamento mesmo nesse último caso, pois avaliam o risco de crédito por vários prismas, e a garantia hipotecária pode ser considerada insuficiente no caso de inadimplência, em vista das dificuldades e dos gastos para retomar o imóvel

Porém, como já foi escrito em vários tópicos neste blog (procure usando as palavras "empréstimo", "financiamento", "nome sujo", "restrição" no campo de pesquisa no canto superior direito), a decisão de conceder empréstimo é discricionária, ou seja, cabe ao banco avaliar cada caso, especialmente com base nas garantias adicionais que possa obter além da garantia hipotecária inerente às transações de financiamento imobiliário.

Um meio mais simples, se pretende adquirir imóvel novo, é procurar construtoras ou incorporadoras que disponham de financiamento direto, no qual geralmente não fazem consulta cadastral. Nesses casos, pedem uma entrada que sirva para cobrir as despesas de retomada do imóvel em caso de falta de pagamento das parcelas do financiamento,estabelecendo cláusula de retenção para cobertura de despesas administrativas.
 
Abs.