Páginas

7 de fevereiro de 2013

Perda de sinal em compra de imóvel por falta de aprovação de financiamento.

Olá, tenho a seguinte dúvida...
 
Estou fechando para comprar um lote, e o pessoal da imobiliária falou que, se o financiamento não for aprovado, o sinal de negócio (4 mil reais) não será devolvido. Eles podem fazer isso?
 
Lucas V.
 
.........
 
Bom dia Lucas
 
O sinal, ou arras, pode ser cobrado pelo vendedor para evitar especulações em torno da negociação de um bem qualquer. Está previsto e regulado nos artigos 417 a 420 do Código Civil.
 
Em caso de desistência da transação, o sinal é perdido pelo comprador. Se o  vendedor não honrar o compromisso de venda, terá que restituir o sinal em dobro.
 
No seu caso, há dois fatores a considerar: 1) se o financiamento é feito mediante convênio entre a imobiliária e algum agente financeiro por ela indicado; 2) se foi você quem se responsabilizou por obter o financiamento por seus próprios meios.
 
Se for o segundo caso, o sinal será perdido. Se for o primeiro, no entanto, o vendedor teria de tomar providências preliminares razoáveis para verificar suas condições para obter o financiamento com o agente antes de lhe impor um encargo como o sinal.
 
Do contrário, o vendedor estaria faltando com o dever de informar, obrigação que lhe impõe o Código de Defesa do Consumidor, e estipulando cláusula excessivamente onerosa para você, o que também é vedado no CDC e é causa de nulidade do contrato.
 
Entendo que, nesse segundo caso, caberia ao vendedor o dever de restituir o sinal em dobro e, ainda, indenizá-lo por outros danos eventualmente causados, se forem maiores do que a diferença entre o devolvido e o dado como sinal, conforme previsão da parte inicial do artigo 419 do CC.
 
Abs.