Páginas

15 de março de 2014

Penhora de bolsa de estudo

Olá,

Gostaria de sanar uma dúvida.


Tive contas-correntes bloqueadas através da "penhora online Bacenjud".  


Tive aprovação de projeto de iniciação científica e precisaria abrir uma conta corrente no Banco do Brasil para recebimento da bolsa, onde nunca tive conta, é possível essa abertura? Ou a penhora online impede esse procedimento?

Muito obrigado.

Atenciosamente,


Ary J. N.

...

Bom dia!

Como você pode ler no tópico "Posso abrir conta corrente com nome sujo ou pendência no CPF? nada impede que você abra uma conta exclusivamente para receber a bolsa de estudos estando com nome sujo, desde que a conta seja utilizada somente com cartão de débito ou saque na boca do caixa, operações de transferência e outras que não dependam de emissão de cheque, de acordo com a resolução 02025 do Banco Central.

Se abrir uma conta para receber bolsa de estudo, essa não estará sujeita à penhora online porque as bolsas de estudo são impenhoráveis. No entanto, você deve evitar usar essa conta para outros fins, para não descaracterizá-la como conta de recebimento da bolsa.

Mesmo que numa diligência de penhora online haja bloqueio nessa conta, você poderá pedir o desbloqueio e que novas tentativas não sejam feitas. Se quiser se precaver, poderá ajuizar um mandado de segurança preventivo para que o juiz não mande efetuar penhora online na conta de recebimento da bolsa de estudos, comprovando com documentos que a usa somente para esse fim.

Abs.