Páginas

28 de maio de 2013

Empréstimo para CNPJ com CPF apontado no SPC/Serasa: é possível?

Olá Dr., quero saber se pode fazer empréstimo com CNPJ com o CPF no Serasa.
Atenciosamente,

Cristina S.

...............

Bom dia!
 

Embora o princípio da distinção entre pessoa física e jurídica estabeleça que os atos de uma não interferem na outra senão mediante decisão judicial, na prática os bancos fazem restrições ao crédito para pessoas jurídicas cujos administradores tenham problemas cadastrais com base na avaliação de risco do negócio. 

Essa avaliação é um direito do banco para preservar seu patrimônio e os interesses de seus investidores e até mesmo dos correntistas, visto que o banco trabalha com o dinheiro deles e são eles os principais atingidos pela má gestão de crédito quando,  por exemplo, um banco quebra. 

Portanto, se você tiver poderes de administração na empresa, dificilmente obterá o empréstimo. 

No entanto, esse não é um impedimento absoluto, pois dependendo do relacionamento com o banco é sempre possível obter financiamento mediante a oferta de garantias adicionais, especialmente as garantias reais como hipoteca de bens imóveis ou penhor de bens móveis como joias, ouro, prata, obras de arte, etc..

Outra solução, se for uma sociedade empresária por cotas de responsabilidade limitada ou uma sociedade de capital aberto, é alterar o contrato ou o estatuto para deixar a administração ao cargo de outro sócio ou diretor até que a situação cadastral da pessoa física possa ser regularizada. 

No caso de firma individual, uma vez que o titular responde pelas dívidas da empresa ilimitadamente ou até um certo limite no caso das empresas individuais de responsabilidade limitada, é mais difícil obter linhas de crédito para a pessoa jurídica quando a pessoa física está com restrições no SPC/Serasa, ressalvadas, no entanto, as garantias adicionais já tratadas acima.

 Abs.