Doutor, por favor, fiz uma compra na internet, paguei e
tenho o recibo.
Não recebi o produto e o site desapareceu.
O que eu faço?
É a polícia que irá resolver meu problema?
Ou é no juizado cível do meu bairro?
O que eu faço doutor?
Obrigada, Tatiana.
...
Bom dia, Tatiana
As compras na internet devem ser feitas de maneira muito
cuidadosa, especialmente com a providência de identificar se a empresa que
vende é idônea, se tem uma sede física, ou se é apenas uma empresa online que
não apresenta em sua página nenhum dado que a possa identificar.
Ultimamente ocorrem muitos casos iguais aos seus.
Quando acontece de não entregarem o produto e o site
desaparecer do ar, provavelmente você está diante de uma "arapuca"
preparada por estelionatários.
Nesse caso, sua chance de reaver o dinheiro é baixa, mas
você pode tentar da seguinte maneira:
- primeiro, vá até a delegacia de polícia mais próxima e
peça para registrarem um boletim de ocorrência com a narração dos fatos,
pedindo que seja atribuído o título de Estelionato;
- segundo, se você já tiver algum dado de identificação da
empresa ou de seus sócios, poderá buscar o juizado especial cível para uma ação
de restituição do valor pago, cumulada com reparação de danos materiais e
morais; se não tiver esses dados, aguarde a investigação policial para sabê-los.
Geralmente os sócios ou donos individuais dessas empresas
são meliantes, mas isso não os impede de serem processados civilmente pelos
danos causados, se forem identificados.
Mesmo que não mantenham patrimônio em seu nome, você pode,
por exemplo, verificar se eles têm direitos hereditários que podem ser
executados nos inventários em que são herdeiros.
Mas, na verdade, será difícil a recuperação do crédito se a
empresa que lhe vendeu o produto for uma “arapuca”.
Att.