Páginas

6 de abril de 2013

Arapuca de venda na internet: o que fazer?



Doutor, por favor, fiz uma compra na internet, paguei e tenho o recibo. 

Não recebi o produto e o site desapareceu. 

O que eu faço? 

É a polícia que irá resolver meu problema?


Ou é no juizado cível do meu bairro?


O que eu faço doutor?


Obrigada, Tatiana.


...

Bom  dia, Tatiana

As compras na internet devem ser feitas de maneira muito cuidadosa, especialmente com a providência de identificar se a empresa que vende é idônea, se tem uma sede física, ou se é apenas uma empresa online que não apresenta em sua página nenhum dado que a possa identificar.

Ultimamente ocorrem muitos casos iguais aos seus.

Quando acontece de não entregarem o produto e o site desaparecer do ar, provavelmente você está diante de uma "arapuca" preparada por estelionatários.

Nesse caso, sua chance de reaver o dinheiro é baixa, mas você pode tentar da seguinte maneira:

- primeiro, vá até a delegacia de polícia mais próxima e peça para registrarem um boletim de ocorrência com a narração dos fatos, pedindo que seja atribuído o título de Estelionato;

- segundo, se você já tiver algum dado de identificação da empresa ou de seus sócios, poderá buscar o juizado especial cível para uma ação de restituição do valor pago, cumulada com reparação de danos materiais e morais; se não tiver esses dados, aguarde a investigação policial para sabê-los.

Geralmente os sócios ou donos individuais dessas empresas são meliantes, mas isso não os impede de serem processados civilmente pelos danos causados, se forem identificados.

Mesmo que não mantenham patrimônio em seu nome, você pode, por exemplo, verificar se eles têm direitos hereditários que podem ser executados nos inventários em que são herdeiros.

Mas, na verdade, será difícil a recuperação do crédito se a empresa que lhe vendeu o produto for uma “arapuca”.

Att.