Páginas

18 de agosto de 2013

Lista negra de banco

Boa Tarde Doutor!!

Tenho 2 dividas ativas com o Banco Itaú , no qual uma se refere a conta 
corrente e a outra sobre um financiamento de carro .

Sobre a conta corrente estou tratando diretamente com a gerente do banco, 
porem sobre o financiamento  eu entrei com uma ação judicial referente a 
juros abusivos . As 2 dividas pretendo finalizar o acordo antes do mês de 
novembro de 2013

Minha pergunta é sobre a tal da lista negra ... ela existe ? Eu estarei 
impossibilitado de realizar novos financiamentos seja no banco que fiz 
acordo ou nos demais? Como procedo se isso ocorrer ?

Estou muito  preocupado porque gostaria de  fazer um financiamento de 
imóvel na Caixa Econômica.

Aguardo retorno e desde já muito obrigado

Thiago


....

Bom dia!

O banco poderá manter uma anotação em seu cadastro interno e recusar novos créditos a você, mas isso não poderá ser usado para obstar financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica Federal se você não tiver apontamento no SPC ou no Serasa, uma vez que o direito à habitação é uma garantia constitucional.
Por outro lado, a lei autoriza os bancos a manterem informações para o que se chama de cadastro positivo, ou seja, para realizar operações de crédito com juros menores para clientes que costumam ser pontuais. Se você souber que seu nome está em uma lista dessas de forma indevida, pode pedir ao banco que passou as informações que as exclua.
Se tiver problemas, procure um advogado.
Abs.