25 de julho de 2013

Posso abrir conta em banco com dívida em outra conta?

Por favor estou com uma divida de 800 reais na minha conta corrente, mas se 
eu der o numero da minha conta corrente para a empresa o banco vai comer o 
meu dinheiro. Será que eu posso abrir outra conta corrente no mesmo banco 
mesmo com a divida ?

Atenciosamente,
 

Caroline

...

Bom dia!

Geralmente os contratos de abertura de conta corrente contêm uma cláusula que permite ao banco debitar saldos devedores de qualquer conta nele mantida. Se a sua conta corrente for comum, provavelmente o banco fará isso. Somente quando se trata de conta salário o banco não tem permissão de efetuar débitos relativos a outras operações financeiras ou de contas de depósito. 

Você poderia solicitar a abertura de uma conta salário, mas se o banco não tiver contrato de gestão de toda a folha de pagamento de sua empresa não será obrigado a abri-la.  O banco também não pode ser obrigado a manter duas contas correntes comuns para você.

Por isso, é recomendável que você parcele o débito para não se sujeitar à constrição do seu salário. Se não lhe for possível pagar a dívida pareceladamente, será mais prático abrir a conta salário em outro banco, especialmente se o seu nome não estiver apontado no SPC ou Serasa. Se estiver, você poderá ter dificuldade, mas nesse caso se aplica a resolução 02025/93 do Banco Central, cujos detalhes você pode ler no tópico Posso abrir conta corrente com nome sujo ou restrição no CPF?, disponível neste blog
Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor postar seu comentário de forma legível e clara para que seja respondido. Seu comentário poderá ser postado como novo tópico se entendermos que o assunto mereça destaque.