Páginas

25 de julho de 2013

Posso abrir conta em banco com dívida em outra conta?

Por favor estou com uma divida de 800 reais na minha conta corrente, mas se 
eu der o numero da minha conta corrente para a empresa o banco vai comer o 
meu dinheiro. Será que eu posso abrir outra conta corrente no mesmo banco 
mesmo com a divida ?

Atenciosamente,
 

Caroline

...

Bom dia!

Geralmente os contratos de abertura de conta corrente contêm uma cláusula que permite ao banco debitar saldos devedores de qualquer conta nele mantida. Se a sua conta corrente for comum, provavelmente o banco fará isso. Somente quando se trata de conta salário o banco não tem permissão de efetuar débitos relativos a outras operações financeiras ou de contas de depósito. 

Você poderia solicitar a abertura de uma conta salário, mas se o banco não tiver contrato de gestão de toda a folha de pagamento de sua empresa não será obrigado a abri-la.  O banco também não pode ser obrigado a manter duas contas correntes comuns para você.

Por isso, é recomendável que você parcele o débito para não se sujeitar à constrição do seu salário. Se não lhe for possível pagar a dívida pareceladamente, será mais prático abrir a conta salário em outro banco, especialmente se o seu nome não estiver apontado no SPC ou Serasa. Se estiver, você poderá ter dificuldade, mas nesse caso se aplica a resolução 02025/93 do Banco Central, cujos detalhes você pode ler no tópico Posso abrir conta corrente com nome sujo ou restrição no CPF?, disponível neste blog
Abs.