Páginas

25 de julho de 2013

Sócio com nome sujo: empresa pode obter financiamento?

Tenho uma empresa (sociedade limitada), onde sou o sócio majoritário e quem completava o quadro societário com 1% era minha esposa, que infelizmente estava com restrição no SPC e Serasa. Diante desta situação o Banco Itáu não liberou nenhum recurso para empresa, então fiz a alteração contratual, colocando meu filho como sócio com 1%.
Hoje devido as dificuldades que encontrei por falta de recurso acabei ficando inadimplente como pessoa física, motivo pelo qual ainda não consegui nenhum recurso junto ao banco.
Se eu fizer outra alteração contratual, colocando meu filho como sócio majoritário, serei o sócio cotista com 1%, será que o banco irá liberar o recurso, já que quando era minha esposa eles negaram.
Seria viável mudar de banco.
 
Obrigado
 
C. R. Lopes
 
...
 
Bom dia!
Geralmente o que se verifica é se a pessoa com restrição tem poderes de administração. Portanto, não basta ser sócio minoritário, é necessário que os poderes de administração sejam exclusivamente do seu filho. Mesmo assim ainda há bancos que recusam o financiamento quando um dos sócios, mesmo sem poder de gerência, tem restrição cadastral, mas nesse caso a recusa é abusiva, uma vez que deve prevalecer o princípio da distinção entre as pessoas física e jurídica, pois o sócio que não administra não pode ter seu histórico associado ao da empresa.
Abs.