Páginas

1 de fevereiro de 2014

Cobrança de dívida prescrita apontada em cadastro interno



Olá Doutor !
Fiz a transferência de agência entre cidades BH para Jaguariúna. E ao 
tentar fazer um financiamento de carro minha ficha não passou. De imediato 
fui até aos órgãos SPC e Serasa e nada constou. Voltando ao Banco Itaú que 
sou correntista há 10 anos e informando do acontecido o mesmo tb me 
informou que não constava nada em meu CPF. Tentei o crédito novamente e foi reprovado. 


A gerente me informou que como tinha feito a transferência entre 
agências poderia ser pontuação então adquirir produtos como PIC / 
Previdência / Seguro de Vida, comecei a movimentar mais ainda a conta.
Daí então acionei o Banco Central solicitando SCR que tb não contou nada. 
No período que aguardava a informação do Baco Central por escrito, voltei 
ao Banco Itaú que sou correntista e a gerente me informou de uma restrição 
interna onde me passou um nº para ligar e verificar o mesmo. Ligando e 
informando o meu CPF nada constava. E iam me informando outros números onde eu poderia ligar e verificar o que era.  Não aguentando a situação, voltei
a gerente e pedi uma solução pq não poderia ficar daquela forma sem saber o 
que estava acontecendo. 



Então a gerente foi fazendo ligações em 0300 do Banco para gerentes e descobriu uma dívida de 2007 informando que era um empréstimo feito no valor de R$5.500,00 que hoje estava no valor de  R$42.000,00. No ato a gerente tentou fazer uma negociação na tela mas não habilitava para ela, então abriu uma ocorrência internamente sobre o caso e foi informada que em 5 dias úteis eu (Glauce ) receberia uma ligação.  

Esperando este prazo e não recebendo retorno fui à agência novamente e a 
gerente acessando o sistema constou que uma dívida foi baixada por não 
conter informações necessárias para cobrança devido a esta transição de 
Unibanco para Itaú. Só que esta dívida baixada não foi referente a 
ocorrência que havia aberto e sim uma dívida de cartão e limite que 
constava. Questionando a não solução do problema foi aberta uma outra 
ocorrência da dívida que queríamos solução e no mesmo dia recebi uma msg 
que era para ligar em um 0800 com o número da ocorrência por que foi 
solucionado o caso. Ao ligar me informaram que a dívida no valor atual de 
R$42.000,00 poderia ser quitada à vista por R$1200,00. Mas mesmo assim me
bateu uma dúvida: eu não tenho nenhum registro pessoal se fiz esta dívida, 
ou se fiz e não paguei mesmo na época. Ainda mais que na tela impressa pela
gerente da dívida informa que foi empréstimo por boleto bancário em 5 vezes 
e não foi quitado nenhuma parcela.


Se passados 8 anos eu ainda tenho que quitar esta dívida, já que nos órgão  SPC / Serasa / Banco Central não consta nada? Me fizeram uma proposta de 
quitar por R$1200,00 à vista, mas como tem 8 anos eu não tenho registro se 
paguei ou não eles alegam que não paguei nenhuma prestação. Solicitei um 
documento que comprove esta dívida feita por mim para que daí eu possa 
validar esta dívida, mais por esta dúvida que me bateu e seu eu paguei 
alguma parcela? E se eu paguei tudo e com a transição do Unibanco para o 
Itaú não foi dado baixa? Esta dúvida me bateu por causa desta baixa dada em uma outra dívida que constava e não havia comprovação da mesma.

 

Fico no aguardo da sua leitura e retorno.
 

Att,
 

Glauce



....................................

Bom dia, Glauce

A dívida está prescrita e você não tem obrigação de pagá-la. Mesmo que você faça acordo com o banco para quitá-la por valor ínfimo, ainda assim manterão a restrição no cadastro interno. Sugiro abrir conta em outro banco, pois essas informações internas não podem legalmente ser passadas para outros agentes financeiros.

Abs