Páginas

13 de fevereiro de 2014

Conta salário pode ser conjunta?

Boa tarde, Doutor, Por favor!
 

Para receber meu salário, informei a empresa uma conta conjunta com meu 
marido, que é o titular da conta. Foi feito o primeiro depósito, porém 
foi-me solicitado que abrisse uma conta em meu nome, alegando-se 
ilegalidade.
 

O financeiro da empresa baseia-se em qual lei para exigir que eu tenha 
minha conta individual?
 

Grata

Atenciosamente,
 

Márcia L.

...

Bom dia, Márcia!

A conta salário é regulada pela Resolução 3.402 do Banco Central, na qual não há previsão de abertura de conta conjunta. Como se trata de uma conta com caracteristicas especiais, que incluem a isenção de tarifas, não é possível estender seus benefícios a contas conjuntas, porque o objetivo dessas contas é servir como meio de pagamento e recebimento de salário, que por princípio é pessoal.

Portanto, se quiser os benefícios da conta salário, a conta terá de ser individual, mas nada impede que você receba seu salário em conta conjunta comum sem os benefícios da conta salário, porque a lei não obriga ninguém a receber remuneração mediante conta salário.

Abs.