Páginas

7 de setembro de 2013

Juros altos em renegociação de dívida. Como proceder?

Boa Noite, Doutor!

Gostaria de saber o seguinte: abri uma empresa no ramo alimentício e estou devendo a uma empresa o valor de nove mil reais. Essa empresa está  fazendo contato para negociar a dívida,  porém o valor estipulado é muito alto, em torno de R$1.380,00 por mês em 10 vezes. 


Eu não tenho condições de arcar com essa proposta. Hoje me ligaram do departamento jurídico dessa empresa, mas mesmo assim o valor está alto. Quero pagar a dívida. Como devo proceder para conseguir um valor que eu consiga pagar?

Obrigado pela atenção!


Atenciosamente,
Alexandro R.


...

Bom dia!

Se levarmos em conta que o prazo médio do parcelamento será de cinco meses e que o valor total da dívida será acrescido de cerca de 50%, significa que estão sendo cobrados juros de cerca de 10% ao mês. Se a dívida for recente, são evidentemente abusivos, pois no mercado atual os juros bancários para operações empresariais de capital de giro, por exemplo, estão na faixa de 1,2 a 2,5 % ao mês. 

Contudo, é necessário saber desde quando a dívida está pendente.

Em todo caso, a legislação permite que, num processo judicial, o devedor reconheça a dívida e se proponha a pagá-la com 30% de sinal e o saldo em 7 parcelas mensais iguais acrescidas de juros de 1% ao mês e correção monetária. Sendo assim, você pode ajuizar uma ação de consignação de pagamento, reconhecendo a dívida e fazendo oferta semelhante.

Abs.