Páginas

14 de outubro de 2014

Conversão de conta corrente em conta salário

Boa noite,  Dr .

Mesmo possuindo empréstimo pessoal com renegociação  posso 
mudar minha conta corrente para conta salário ainda devendo ao próprio banco.

Atenciosamente,
 

E. Ramos

...

Bom dia!

A conta salário é uma conta de depósito com características especiais, que para manter os privilégios que tem em relação às demais, por exemplo, a isenção de cobrança de tarifas, deve ser usada dentro dos limites previstos pelas resoluções do Banco Central, que incluem movimentação apenas por cartão de débito ou saque direto no caixa e sua não utilização para operações de crédito, e assim por diante.

Uma vez que em sua conta corrente existe uma pendência financeira, isso impede sua transformação em conta salário porque o banco não poderia legalmente debitar parcelas inadimplidas de sua conta salário no caso de você deixar de honrar o compromisso.

Daí, o banco poderá simplesmente recusar a conversão até que não haja pendências. Se essas não existirem, o banco também poderá analisar o seu interesse em transformar a conta corrente em conta salário, porque pelas normas do Banco Central nenhum banco é obrigado a abrir uma conta salário para ninguém, exceto no caso em que ele seja o depositário de toda a folha de pagamento de uma empresa.

Se o banco a que você se refere é o mesmo que a sua empresa utiliza para pagar os salários de todos os empregados, então o pedido de conversão da conta corrente em conta salário poderá ser atendido quando não houver mais pendências financeiras ou, se você desejar, terá o dever de abrir uma conta salário para você totalmente autônoma em relação à conta corrente que você já possui, inclusive não podendo debitar parcelas de financiamento da conta comum em caso de inadimplência.

Abs.