Páginas

13 de outubro de 2014

Reclamação trabalhista sem advogado

Dr., trabalhei em uma empresa e ela descontou R$ 57,65 do meu salário sem 
meu consentimento e sem minha autorização. Logo em seguida fui desligado da 
empresa, e já vai fazer 2 meses que saí e eles não me pagam. Já gastei 
quase esse valor só com passagem indo ao banco pra ver se o dinheiro foi 
depositado, e até agora nada... O que faço, já que nenhum advogado vai 
querer a causa porque o valor é pouco. Obrigado.

Atenciosamente,
José A.



...

Bom dia!

Se você não recebeu as verbas rescisórias, inclusive os dois últimos salários, não será difícil encontrar um advogado que aceite a causa, especialmente porque durante a entrevista ele poderá detectar outros descumprimentos da legislação por parte do empregador que aumentem o valor da causa.

No entanto, para ajuizar uma reclamação trabalhista, embora aconselhável, não é obrigatório ter advogado. 

Para tanto, você pode se dirigir ao cartório do distribuidor do fórum trabalhista de seu município e informar que deseja ajuizar a ação contra o seu empregador, e o atendente deverá colher todas as informações necessárias, pedir seus documentos, e preparar uma petição padrão que será protocolada como reclamação trabalhista com base no ius postulandi (direito de postulação em juízo) do empregado, que significa que o empregado pode ajuizar a ação diretamente, sem advogado, como ocorre nos juizados especiais até certos valores.


Abs.