Páginas

13 de outubro de 2014

Procurador com nome sujo prejudica crédito do outorgante?

Bom dia, doutor!
Sou sócia administrativa em uma empresa, e o CPF principal é 
de minha irmã. 

Se o meu CPF for para o Serasa por causa de cheque ou conta não paga, o CPF dela, por constar na sociedade em outro banco, também será comprometido no caso de fazer uma procuração..

Atenciosamente,
Ivonete M.


...

Bom dia!

Embora o procurador que agem em nome e por conta de terceiro se diferencie deste quanto às responsabilidades assumidas por força do mandato, desde que não aja com excesso de poderes, ou seja, atuando além do limite da procuração, a prática comercial moderna entende que, por ter restrição de crédito, o conceito de crédito do procurador afeta o conceito do outorgante, pois o procurador poderia praticar atos de gestão de forma irresponsável, uma vez que não foi bem-sucedido na gestão dos seus próprios interesses.  

O mesmo se aplica à pessoa que é escolhida pelos sócios para praticar os atos de gerência de uma empresa, respondendo como seu representante legal. Esse gerente não precisa ser sócio para ter poderes de administração, podendo assumir compromissos em nome da empresa se for designado como administrador nos atos constitutivos como contrato social ou estatuto.

Portanto, ao dar procuração convém verificar sempre a situação cadastral do outorgado para não causar prejuízos ao outorgante na forma de restrição de crédito ou de práticas comerciais.

Abs.