Páginas

27 de setembro de 2014

Conta bancária aberta com fraude

Bom dia!
Trabalho com minha carteira assinada e tenho direito a  sacar o abono do 
PIS, para minha surpresa fui informada que meu dinheiro estava depositado 
em uma conta poupança da caixa, me dirigi a tal agencia constatei que havia 
uma conta aberta em meu nome, sendo que eu nunca fui correntista da caixa, 
a funcionaria da Caixa Econômica trouxe um documento da conta onde tinha 
uma xerox com uma identidade com meus dados, porem a foto não era minha, 
Saquei meu abono e a funcionaria disse ter encerrado a conta e ainda me 
falou que o ocorrido foi uma fraude, e eu tinha dado sorte por  não terem 
sacado meu dinheiro, achei um absurdo e gostaria de uma orientação.

Atenciosamente,
M. P. da Silva

...

Bom dia!

Primeiro, mesmo que a questão esteja resolvida no caso desta conta, convém notificar ao fato às autoridades policiais para o caso de terem usado ou virem a usar seus documentos em outras operações.

Os bancos têm responsabilidade objetiva pela abertura de contas clandestinas, o que significa que por se estabelecerem em sua atividade visando aos lucros pertinentes também estão sujeitos a assumir os riscos do negócio, entre eles a possibilidade de abertura de contas por fraude com falsificação de documentos ou apresentação de documentos roubados. Além disso, existem medidas de diligência que podem ser tomadas antes de abrir uma conta, entre elas, como no seu caso, a simples verificação da identidade entre a pessoa e a foto que consta nos documentos.

Uma vez que o assunto está resolvido administrativamente, se você comprovar que sofreu algum dano material com essa conta clandestina e/ou demonstrar que isso lhe causou danos morais, poderá pedir reparação judicial.


Abs.